top of page

Como ser um bom gestor de equipes de campo


Gerir não é tarefa para qualquer um. Um gestor não deve ser apenas organizado, ter visão clara dos objetivos e saber designar tarefas. Gerir uma equipe vai muito mais além. Tem a ver com a capacidade do líder em cativar os seus liderados, em saber quem são eles, quais suas habilidades, desejos, seus pontos a melhorar, e, depois disso investir todo o seu conhecimento técnico para solucionar conflitos e colocar em prática ações que vão beneficiar e motivar cada um dos seus liderados, em prol de um time que cumpre metas e obtém bons resultados para o crescimento da empresa.


Se gerir uma equipe interna que está diariamente no mesmo espaço que o gestor, onde ele pode avaliar o desempenho e necessidades de cada um é uma tarefa desafiadora, o que dizer então da gestão de equipes de campo? É sobre isso que vamos falar hoje, além de oferecer algumas dicas para que você possa melhorar a gestão de sua equipe de campo.


1. Reconheça o desempenho dos agentes de equipe de campo

Se tem uma coisa que gostamos na vida é de sermos reconhecidos por nossos méritos, qualidades e desempenho. E um bom gestor é aquele que sabe reconhecer uma equipe qualificada e que demonstra bons resultados.

Sabemos que na gestão de equipes de campo, avaliar o trabalho de cada agente para dar um feedback pode ser uma tarefa difícil, inclusive se a sua empresa não tiver se adequado aos novos modelos de negócios que incluem a tecnologia, transformação digital e automação de processos, mas com as facilidades de uma solução para gerenciar equipes, seu dia a dia como gestor pode se tornar muito prático e você poderá, mesmo à distância, avaliar o desempenho de cada agente da sua equipe de campo.


2. Cuidado ao dar Feedback

No momento do feedback procure sempre optar por reuniões presenciais, elas trarão sua equipe para perto da empresa, além de dar mais confiabilidade para a equipe e ajudar você, gestor, a entender melhor o perfil de sua equipe.

Além disso, é importante tomar cuidado com as palavras escolhidas para o feedback, principalmente o negativo. Lembre-se que as palavras que escolher poderão influenciar diretamente na motivação de cada um, e um dos papéis do líder é mostrar soluções e caminhos para resolver, problemas e conflitos.


3. Seja alguém que todos querem seguir

Talvez essa seja uma tarefa muito complicada, mas o bom líder não é aquele que as pessoas temem, e sim, aquele que as pessoas admiram, confiam e principalmente: querem seguir.

Esteja presente no dia a dia da sua equipe, saiba o que cada um está fazendo e comente em particular os pontos positivos das ações de cada um; mostre que sabe exatamente onde cada estratégia vai levar a equipe e como ela pode crescer positivamente com a sua gestão.

Lembre-se que uma empresa é feita de times e times precisam trabalhar em sinergia e sobretudo, confiar e seguir seu líder.


3. Desafie seus liderados

Desafiar não é apenas criar uma campanha de metas. O desafio também está ligado a integrar sua equipe de campo aos processos internos e fazer com que ela se sinta parte importante da empresa. Para isso você pode dar oportunidade para que seus agentes de equipe de campo possam se aventurar em novas áreas, testar outras habilidades, fazer reuniões de brainstorm para criar novas soluções ou melhorar processos.


Leitura complementar:

Caso a sua empresa ainda não tenha passado pelo processo de digitalização, um artigo muito interessante que poderá ajudar fala sobre as 5 armadilhas que sua empresa deve evitar para ter uma transição digital bem-sucedida em serviços de campo. Clique aqui para acessar o conteúdo

162 visualizações0 comentário
bottom of page